História

1995

Fundada em 1995, a empresa Futurocol, Indústria e Comércio de Produtos Ortopédicos, Lda, ficou desde logo reconhecida pelo seu perfil inovador no âmbito da colchoaria.

A Futurocol iniciou a sua atuação na comercialização de sistemas de descanso em modestas instalações, escoando os produtos de colchoaria nesta fase de arranque, para a zona centro e suI do país. O seu processo de desenvolvimento terá sido marcado pela criatividade e inovação tecnológica. A busca incessante na melhoria da qualidade dos produtos no mercado de descanso, direcionou a Futurocol a expandir a sua atividade para a fabricação dos mesmos.

2002

Sempre com vista na expansão do negócio, em 2002 a empresa adquiriu novas instalações na zona norte do país. Um complexo de grandes dimensões onde foi possível alojar todo o processo produtivo. A Futurocol visa assim elevar a sua autonomia através do fomento à atividade e à criação de parcerias.

Durante uma década a empresa conquistou de forma equilibrada uma significativa quota de mercado a nível nacional. A internacionalização tornou-se assim o passo seguinte. A exportação passou a representar cerca de 30% da produção, sendo de salientar que mesmo perante este grau de escoamento o mercado exterior ainda se encontra pouco explorado, antevendo grandes potencialidades de expansão.

2004 - 2010

O mercado em que a Futurocol se insere é caracterizado por forte concorrência, sendo fulcral uma busca incessante pela criação de produtos inovadores e apelativos ao nível da colchoaria. Apelando à sua visão estratégica, a Futurocol cria em 2004 o único colchão totalmente articulado, que veio dinamizar o negócio da empresa permitindo-lhe fortalecer a sua presença no mercado. Para protegermo-nos da forte concorrência patenteamos esta invenção a nível nacional e internacional (PT103128, US 7,690,060 B2, PCT/IB 2004/003191). O invento consiste num colchão articulado, que não necessita de qualquer estrado específico para o seu perfeito funcionamento, colchão esse que pode estar dotado de dispositivo de massagem, destinando-se ao mercado em geral, tendo particular aplicação na área da saúde e prevenção, inserindo-se no grupo de produtos que proporcionam conforto e bem-estar.

A nossa Qualidade

Dado a cada vez maior competitividade do mercado e, consequentemente maior exigência por parte dos clientes, constatou-se ser vital a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, como forma de melhorar a organização interna e a qualidade dos produtos e serviços através do empenhamento dos seus fornecedores, colaboradores e clientes. A qualidade da Futurocol é assim assumida como um estado de espírito por todos os seus elementos, ou seja, o envolvimento e a colaboração para os mesmos fins é assimilado por todos como essencial para se atingir os objectivos.

Ambiente

Uma Política de Ambiente deve ser entendida como um conjunto de princípios e ideias, de concepção e formalização dinâmicas, consubstanciado num texto que oriente e enquadre a definição de objectivos e de linhas de actuação, coerentes e estruturados, no domínio do ambiente.

Neste contexto, a Política de Ambiente deve consagrar a sua própria evolução, decorrente da reflexão motivada pelos novos desafios e problemas. Deve, ainda, conciliar, de forma estratégica os problemas estruturais e operacionais com relevância para o ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Uma Política de Ambiente nacional é indissociável do modelo de desenvolvimento, em especial, no que se refere aos equilíbrios regionais. Deve ser universal, mas respeitando as diferenças, de modo a ser aplicável a todo o território nacional, à generalidade das actividades, organizações e empresas, contribuindo para o exercício pleno da cidadania ambiental.

Uma Política de Ambiente constitui um referencial do cumprimento dos objectivos, leis, normas e instrumentos que dela emanam, consagrando o direito e o dever de todos os cidadãos participarem na sua construção, na medida do grau de responsabilidade de cada entidade ou agente.

A Política de Ambiente deverá, ainda, potenciar a integração com as outras políticas sectoriais, promovendo e assegurando o desenvolvimento sustentável.